sexta-feira, 1 de julho de 2016

VEJA OS BENEFÍCIOS DA MOSTARDA PARA SUA SAUDE!

Mostarda é rica em benefícios para combater doenças e reduzir peso!!!!

A mostarda é um vegetal folhoso bastante nutritivo e cultivado em quase todas as regiões do mundo, pertencente à mesma família do repolho, brócolis e a couve-de-bruxelas. Esta verdura é rica em proteínas, vitaminas A, B2 e C, além de conter boa quantidade de cálcio e ferro.
Os benefícios da mostarda
A mostarda possui diversos componentes saudáveis e, desde tempos antigos, as suas diferentes partes são utilizadas para prevenir e tratar diversas condições de saúde. Confira a seguir quais são os benefícios deste vegetal para a saúde:
Poucas calorias
Assim como outros vegetais, a mostarda possui baixíssimo valor calórico: apenas 26 calorias por 100 g de folhas cruas. Por este motivo, é um bom alimento para aqueles que desejam emagrecer.
Rica em fibras
As folhas escuras da mostarda contêm boas quantidades de fibras que ajudam a controlar o nível de colesterol, por intervir com a sua absorção no intestino. As fibras também atuam contra a prisão de ventre, hemorroidas e doenças de câncer de cólon.
Ação antibacteriana
A ação antibacteriana das sementes da mostarda é eficaz na cura de lesões causadas por micose. Para aproveitar esta propriedade, basta aplicar topicamente uma pasta feita com as sementes do vegetal, após limpar a pele com água morna. Esta aplicação ajuda a acalmar os sintomas associados com a micose.
Desintoxicação do organismo
Devido à presença de substâncias antioxidantes e fibras, a mostarda é um alimento que auxilia na desintoxicação do organismo, eliminando as toxinas prejudiciais.
Fonte de vitamina K
A folha da mostarda é uma das melhores fontes de vitamina K, nutriente importante na construção de massa óssea.
Útil para o período da menopausa
Devido à presença do cálcio e do magnésio, a mostarda pode ser útil para manter a saúde dos ossos, prevenindo a perda óssea associada à menopausa.
Fonte de vitaminas A e C
Além da vitamina K, a mostarda também é fonte de vitaminas A e C. A vitamina A é um nutriente essencial para manter a saúde da pele e dos olhos; já a vitamina C é um poderoso antioxidante natural que protege o organismo da ação dos radicais livres e de várias doenças.
A mostarda também é uma excelente fonte de minerais essenciais, tais como cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e selênio.
Contra a psoríase
As sementes da mostarda são eficazes contra psoríase, uma doença autoimune inflamatória crônica. Segundo algumas pesquisas realizadas, este alimento é eficaz na cura da inflamação e lesões associadas com a doença.
Tratamento de problemas respiratórios
Devido às suas propriedades expectorantes e descongestionantes, a semente de mostarda pode ser útil no tratamento de problemas respiratórios, tais como a sinusite, pois auxilia na limpeza do muco nas vias aéreas.
Prevenção de diversas doenças
Por conter importantes nutrientes, o consumo regular de mostarda ajuda na prevenção de diversos problemas de saúde, tais como artrite, osteoporose, anemia por deficiência de ferro, doenças cardiovasculares, asma e câncer de cólon e de próstata.
Como preparar?
No momento de preparar a mostarda, lembre-se de não exagerar no vegetal, pois o sabor forte pode se sobrepor ao dos outros ingredientes.
As folhas podem ser consumidas cruas em saladas ou refogadas com outros vegetais; já as sementes podem aromatizar saladas e pratos à base de peixe ou carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário